Uma reunião realizada na tarde da sexta-feira (31/8), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caldas Brandão (PB), confirmou a construção de casas para 41 famílias do município, pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
De acordo com Moreira Silva, que representou o deputado federal Luiz Couto (PT), o evento teve como principal objetivo a assinatura da ordem de serviço, que assegurou o início da edificação das moradias já para este mês de setembro. “Os contratos são firmados através da Caixa Econômica Federal”, acrescentou.
Representantes de associações comunitárias, sindicato rural, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Emater, deputado Luiz Couto, entre outros, agradeceram ao ex-presidente Lula pela política habitacional implantada.
Moreira destacou, por exemplo, que antes do governo do presidente Lula havia alguns projetos, só que as casas eram distribuídas a cabos eleitorais que já possuíam imóveis.
O coordenador do PNHR, Ricardo Petrucci de Paiva, esclareceu que a parte burocrática é de responsabilidade do programa. “Ao beneficiário caberá arcar com a contrapartida de 4% do valor do projeto, dividido em quatro parcelas”, completou.
Também compareceram ao encontro lideranças de Mari, Guarabira, Sapé, Itabaiana e Cruz do Espírito Santo. A imprensa fez a cobertura.
PNHR
O programa Nacional de Habitação Rural integra o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e busca garantir subsídio financeiro para a produção de moradia para agricultores familiares e trabalhadores rurais, com renda máxima anual de R$ 15 mil.
Os beneficiários são organizados de forma coletiva por uma Entidade Organizadora – EO (cooperativas, associações, sindicatos ou o Poder Público).
Os recursos são concedidos individualmente e diretamente às pessoas físicas, para a aquisição de material de construção e pagamento dos serviços de mão-de-obra destinados à produção de unidade habitacional – Construção/conclusão/reforma/ampliação.
Ascom dep. Luiz Couto