
O Governo do Estado iniciou a elaboração do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos dos Municípios Paraibanos, em evento realizado nesta quarta-feira (23), em Guarabira. A 1ª Oficina Regional de Trabalho teve como objetivo a apresentação e divulgação da iniciativa de regionalização e coleta de dados sobre resíduos.
O encontro reuniu representantes dos municípios polarizados por Guarabira, que receberam da Geothecnique Consultoria e Engenharia, empresa responsável pela elaboração do documento, um questionário que levantou informações sobre manejo dos resíduos sólidos nas cidades envolvidas, lei orgânica, plano de limpeza urbana e outros dados que ajudarão a formatar o plano.
Essa é a primeira das oficinas que serão realizadas em 10 cidades da Paraíba, consideradas pólo, e que vão envolver todos os municípios paraibanos. De acordo com o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, o plano vai atender a necessidade de se cumprir a lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“Estamos começando por Guarabira por entender que essa região precisa urgentemente encontrar uma saída para resolver os problemas dos lixões existentes e é preciso correr contra o tempo. A legislação dá um prazo até 2014 para que os municípios resolvam em definitivo as mazelas provocadas pelos lixões e a Paraíba está engajada nessa luta, junto com o Governo Federal e os 223 municípios paraibanos”, disse o secretário.
O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (SPDB), disse que aquele estava sendo o primeiro passo para resolver um problema que afeta a vida de toda a cidade. “Vamos ter uma ampla campanha de conscientização da sociedade em todos esses municípios e a partir daí faremos uma coleta seletiva do lixo para que apenas aquilo que é rejeito, aquele lixo que não pode ser reciclado seja levado ao lixão. A idéia é criar um grande aterro sanitário em um dos municípios da região, que pode ser em Guarabira ou em qualquer outro”, falou Toscano.
O bispo da diocese de Guarabira, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, participou do evento e falou de sua preocupação com o destino das famílias que trabalham nos lixões e dependem do que catam no lixo para o sustento da casa. De acordo com o religioso as prefeituras devem atentar para essas pessoas, já que elas precisam de trabalho para manter suas famílias.
Os demais municípios que sediarão o encontro serão João Pessoa, Campina Grande, Bananeiras, Sumé, Picuí, Patos, Itaporanga, Pombal e Sousa.