Toda vez que você observar um trabalhador que possui um carro popular usado a trafegar pelas ruas da cidade, seja para resolver um problema de família ou mesmo a trabalho, pode ter certeza que ali está mais um na “bacia das almas”. Pode acreditar que ele só tirou o carro da garagem por uma necessidade e não para passeio ou ostentação.
A assertiva é verdadeira quando olhamos para o preço da gasolina, que só faz crescer, enquanto a inflação corroeu o poder de compra do salário mínimo. A cada dia que passa, possuir um carro e ter condições de tirá-lo da garagem está se tornando em artigo de luxo.
Senão vejamos. Imaginemos que a média salarial de um trabalhador seja de um salário mínimo e que ele tenha um veículo popular adquirido a duras penas, financiado em 60 meses. Para que seja funcional o carro precisa de manutenção e de combustível para se locomover. Se os pneus estiverem meia vida ainda dá para rodar, mas se precisar trocar a rodagem, o preço do pneu mais que dobrou no último ano. A gasolina está os olhos da cara, e contando…
Quanto custa para encher o tanque de um carro popular com gasolina a R$ 6,00?
Gol – 55 litros = R$ 330,00
Siena – 48 litros = R$ 288,00
Fiat Uno – 48 litros = R$ 288,00
Fiat Argo – 48 litros = R$ 288,00
Chevrolet Classic – 54 litros = R$ 324,00
Chevrolet Onix – 54 litros = R$ 324,00
Renaut Sandero – 50 litros = R$ 300,00
Volkswagen Polo – 52 litros = 312,00 Como em anos bem recentes houve facilidade no acesso aos bens de consumo duráveis e muitas famílias conseguiram comprar um carro popular, mesmo ficando anos endividadas, agora é preciso fazer as contas antes de tomar a decisão de sair de casa de carro.