
Na manhã desta terça-feira (6), a Prefeitura de Guarabira apresentou durante entrevista coletiva de imprensa, realizada no Casarão da Cultura, o projeto ‘Recicla Guarabira’, que integra uma série de ações a partir da implantação do aterro sanitário, que está em funcionamento desde abril do ano passado.
Participaram do evento o prefeito Marcus Diôgo, o vice-prefeito Wellington Oliveira, o secretário de Urbanismo, Meio Ambiente e Saneamento, Alcides Camilo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Manoel Antônio e os vereadores Tiago do Mutirão e Raimundo Macêdo.
Para que o projeto tenha o envolvimento da sociedade será feita uma campanha de conscientização com ampla divulgação pelos, chamando a atenção para a importância de se fazer em cada residência a separação do lixo seco do lixo molhado, a fim de que possa ser recolhido e reciclado, gerando renda para dezenas de famílias.
“Nós queremos envolver toda a cidade nesse projeto, a partir da conscientização já nas escolas, nas creches. Vamos precisar do apoio dos empresários, dos comerciantes. Já temos a coleta normal e vamos fazer a coleta seletiva em dias previamente informados”, disse o prefeito.
De acordo com Marcus Diôgo, a coleta seletiva de resíduos será feita por 70 trabalhadores que reciclavam materiais no lixão e que agora terão a estrutura necessária como fardamento, equipamentos de proteção individual e carroça para fazer a coleta. Os materiais serão levados para um ambiente adequado, onde serão separados e comercializados. Todo dinheiro proveniente da venda será rateado com os recicladores.

Ainda segundo o gestor, o gerenciamento dos materiais será feito pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – ACAMARI – presidida pela senhora Ruth Gomes, com o apoio de uma equipe da prefeitura, formada por profissionais que foram capacitados especificamente para esse fim.
Perguntado sobre a seguridade social dos recicladores envolvidos no projeto, já que não terão vínculo empregatício, o prefeito revelou que a gestão vai atuar para que a associação seja transformada em cooperativa. Isso permitirá que os trabalhadores possam ter a contribuição previdenciária recolhida e usufruir dos benefícios do INSS.
O vereador Tiago do Mutirão disse que a etapa atual com o início dos trabalhos de coleta seletiva de resíduos é um marco importante para os recicladores que trabalhavam no lixão e que agora passarão a ter melhores condições de trabalho. Tiago destacou que antes foram feitas tentativas de organização dos trabalhadores, mas não houve continuidade e espera que haja o progresso desejado a partir de agora.

Secretário de Urbanismo, Meio Ambiente e Saneamento, Alcides Camilo disse que a coleta já começará na próxima segunda-feira, dia 12. Essa semana será para a realização de atividades como ‘Adesivaço’, a partir das 8h da manhã, nestas quarta e quinta-feira (7 e 8), com equipe fazendo distribuição de materiais de divulgação em lojas e no setor público e em tenda que será montada na praça.
Na sexta-feira, dia 9, será realizada uma capacitação para agentes comunitários de saúde, que serão peças importantes como multiplicadores de informação. No dia 12/07, segunda-feira da próxima semana, serão iniciados os trabalhos dos recicladores, começando pelos bairros do Juá e Novo.


