Moradores de bairros de Guarabira e comunidades rurais estão se articulando com objetivo de definir estratégias de participação na plenária do Orçamento Democrático Estadual da Paraíba, que será realizada em Guarabira no próximo dia 18 de maio.
Uma comissão formada por conselheiros articuladores e conselheiros do ODE, sob a coordenação do secretário-executivo do Orçamento Democrático Estadual, Célio Alves, está percorrendo as localidades, reunindo as pessoas e definindo as prioridades que serão defendidas majoritariamente por Guarabira na plenária.
As reuniões preparatórias foram iniciadas essa semana e os bairros Rosário, Nordeste e sítio Itamatay já se realizaram seus encontros. Nesta quarta-feira (8) será a vez de os moradores do bairro Novo receberem a comissão. A reunião será na Rua João Pequeno de Moura, por trás do Colégio Jonh Kennedy.
As prioridades que serão defendidas na plenária do ODE, de acordo com Célio Alves, são a reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira, construção de uma vila olímpica e a construção da pavimentação asfáltica da estrada do distrito de Cachoeira dos Guedes.
“Evidente que as comunidades poderão, na plenária, na hora da votação das prioridades, fazer outras escolhas, mas estamos defendendo essas prioridades para Guarabira por entendermos que são demandas importes na área de saúde, de esporte e lazer, que beneficia diretamente a nossa juventude, e um pleito de décadas da zona rural, que é a estrada de cacheira dos Guedes”, disse o secretário.
Ainda de acordo com o secretário do ODE serão disponibilizados transportes para os moradores das comunidades rurais se deslocarem até o ginásio de esportes da Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho, local da plenária.
Durante a reunião em Itamatay, que ocorreu na noite desta terça-feira (7), a comunidade pediu que o Estado pudesse estudar a possibilidade de construir a pavimentação em paralelos numa estrada de acidentada, que fica praticamente intrafegável no período chuvoso. O Estado já conseguiu para a comunidade a perfuração de um poço artesiano, beneficiando diversas famílias que ali residem.
A reunião desta terça-feira (7) ainda contou com as presenças do vereador guarabirense Renato Meireles (PSB) e do ex-prefeito de Guarabira, Josa da Padaria.