A ex-primeira-dama da cidade de Guarabira, Maria Paulino Amorim, que morreu nesta quinta-feira (3) aos 87 anos, ficou marcada na história como a primeira mulher do Brasil a presidir um time de futebol profissional masculino. Esse feito ocorreu ainda na primeira metade dos anos 70. Maria Paulino foi presidente do Guarabira Esporte Clube e foi considerada uma das melhores formações da história do Clube, batendo equipes tradicionais como Botafogo-PB e Treze-FC.
Empresária, esposa do ex-prefeito Gustavo Amorim da Costa, dona Maria Paulino dirigiu o time por duas oportunidades e ainda é lembrada pelo grande desempenho que teve na liderança do plantel do Guarabira Esporte Clube. Desportistas que viveram aqueles anos de glórias, contam que os melhores atletas de vários estados do Nordeste eram contratados para defender as cores do Azulão do Brejo e o time fez história.
Por causa de seu pioneirismo no esporte, Maria Paulino foi objeto de matéria na revista Manchete, de circulação nacional, destacando o seu trabalho na condição de dirigente de futebol profissional.