A Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres – realizou, de forma inédita, durante a tarde desta quarta-feira (6/03), o I Seminário de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento que teve como finalidade a construção de Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres – fez parte das homenagens ao Dia Internacional da Mulher, que acontece nesta sexta-feira, dia 8 de março.
Diversas autoridades, líderes de movimentos sociais e pessoas do povo, em sua maioria mulheres, se fizeram presentes no seminário que ocorreu no prédio da Câmara Municipal de Guarabira.
Elinaide Alves de Carvalho esteve representando a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. Ela expos como funciona a secretaria estadual da mulher e as politicas públicas para as mulheres em nível de estado, e ressaltou a Conferência de Políticas para as Mulheres realizada em diversos municípios, fomentada pelo Governo do Estado;abordou sobre as Políticas Públicas vigentes para as mulheres na Paraíba; destacou a violência contra as mulheres, bem como as desigualdades existentes, ainda entre homens e mulheres, no contexto social e econômico. Ela ainda enfatizou sobre as conquistas dos movimentos feministas nos últimos anos.
A secretária interina de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Amaral, representou o prefeito Zenóbio Toscano que ficou impedido de participar do encontro devido a choque de agenda na Capital do Estado. Mesmo assim, ele já tinha dito antes a secretária, que terá sempre a preocupação de promover a formação de debates em prol do bem estar e valorização da mulher guarabirense. A deputada Léa Toscano, do mesmo modo esteve ausente devido a sua participação em solenidade, também em prol da mulher, na assembleia legislativa.
Márcia Amaral levou na mensagem do prefeito a certeza da criação do Plano Municipal de Politicas Públicas para as Mulheres; além da implantação de um centro de Referência da Mulher e da Criança, compromisso firmado em campanha por Zenóbio Toscano.
Ainda fizeram o uso da palavra a representante do Sedup, Laurineide Laureano dos Santos, explanou sobre o histórico de lutas em prol de políticas de assistências as mulheres; o vereador-presidente da Casa, Lucas Porpino e a delegada da mulher, Juliana Brasil.
Registramos também, a presença de Nana Rodrigues, representando a Fundação Cuca e a Secretaria de Estado da Cultura; Thais Cavalcante e Edivan Moraes (2ª GRS); Major GivaldoMedeiros (4ºBPM), Luzelma Santos (FCD), Amanda Lima (IFPB), Patricia Souza (AGI), José Genuíno (Emater-PB), além das presenças do vereador Lula das Molas e da vereadora Adriana de Severo.
Ainda de acordo com secretária Márcia Amaral as comemorações em alusão ao Dia Internacional da Mulher se estende durante a manhã e a tarde desta quinta-feira, com a realização de uma reunião só para mulheres, no Salão Paroquial da Catedral de Nossa Senhora da Luz, a partir da 8:30h da manhã e movimentos no calçadão da Avenida Dom Pedro II com peças teatrais e outros movimentos culturais para mulheres, durante a tarde.
Codecom/PMG