
Durante um comício eleitoral em Butler, na Pensilvânia, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi retirado às pressas do palco por agentes do Serviço Secreto, na tarde deste sábado. Uma série de disparos de origem ainda incerta foi ouvida. O republicano foi cercado pelos agentes e escoltado para um carro de sua comitiva logo após o ataque, segurando a orelha direita, que estava sangrando.
Segundo porta-voz do ex-presidente, Steven Cheung, Trump “está sendo examinado e está bem”, mas sem fornecer mais detalhes. Em rede social, Trump disse que ouviu os tiros e sentiu sua orelha sendo rompida pela bala, e rapidamente se abaixou e foi protegido pelos agentes de segurança.
O promotor público local, Richard Goldringer, informou ao jornal americano The Washington Post e posteriormente na rede X que o atirador — cuja identidade ainda não foi revelada — foi morto, bem como um espectador do comício. Outra pessoa está em estado grave.
Serviço Secreto
O Serviço Secreto e a Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos dos EUA, juntamente com outras agências de segurança americanas, estão investigando o incidente como “tentativa de assassinato”, afirmou a Associated Press citando fontes familiarizadas com o assunto.
“Acabei de falar com meu pai ao telefone e ele está com o espírito elevado”, disse o filho do republicano, Donald Trump Jr., em um comunicado.
“Um incidente ocorreu na noite de 13 de julho em um comício de Trump na Pensilvânia. O Serviço Secreto implementou medidas de proteção e o ex-presidente está seguro. Esta é agora uma investigação ativa do Serviço Secreto e mais informações serão divulgadas quando disponíveis”, disse Anthony Guglielmi, chefe de comunicações do Serviço Secreto dos EUA, em uma declaração à imprensa, minutos após o ocorrido.
Segundo o New York Times, todos os participantes dos comícios de Trump passam por verificações de segurança rigorosas, incluindo passagem por detectores de metais e revista de bolsas e pertences em busca de armas e itens proibidos.
No momento dos disparos, que puderam ser ouvidos durante a transmissão ao vivo do evento, Trump interrompeu o discurso e se abaixou rapidamente, levando as mãos ao rosto, enquanto a multidão gritava.
Créditos: Extra Online




