As árvores localizadas nas praças de Guarabira estão passando pelo trabalho de podagem, que realizado por equipe especializada da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura da cidade. Mas a agressividade com que esse serviço está sendo feito vem chamando a atenção.
A reportagem do Portal25horas registrou a situação de árvores que passaram pela poda no calçadão da Avenida Dom Pedro II, principal corredor da cidade. É possível perceber que os galhos foram todos cortados com um motosserra e nenhuma sombra ficou para quem está acostumado a se abrigar embaixo das árvores nos dias de sol.
As pessoas que passam pelo local ficam a observar e comentam sobre a podagem fora dos padrões. “Praticamente sacrificaram a árvore. Não deixaram nada de folha para fazer sombra e ainda reclamam quando está calor, é uma verdadeira falta de respeito com a natureza”, disse uma senhora que preferiu não ser identificada.
O assunto também foi para na Câmara de Vereadores e na imprensa falada. Paramentares usaram a tribuna para criticar a gestão municipal por permitir tamanha agressão às árvores. O radialista Cid Cordeiro, da Constelação FM, considerou que ocorreu um “esquartejamento” das árvores.