Vice-prefeito da cidade de Guarabira, Dr. Wellington Oliveira (PSDB) resolveu radicalizar e acionou a justiça para tentar forçar o prefeito Marcus Diôgo (PSDB) a readmitir os três integrantes de seu gabinete, exonerados pelo gestor no dia 31 de dezembro passado.
Numa petição de 160 páginas, Wellington historia o ocorrido, lembra que encaminhou ofício ao prefeito pedindo que ocupantes de seu gabinetes fossem readmitidos, que Marcus no dia seguinte ao tomar conhecimento do documento, arquivou o pedido, e junta o que considera jurisprudência, para convencer o juiz de que o seu direito é bom.
O remédio jurídico buscado pelo vice-prefeito foi um mandado de segurança com pedido de liminar e ainda pede que o gestor seja multado em R$ 1 mil reais em caso de descumprimento, se concedida liminar favorável ao reclamante.
Rompimento definitivo
Com essa ação na justiça, o vice-prefeito de Guarabira materializa de vez o rompimento com o esgaçamento da relação política e pessoal entre eles. Os “bombeiros” que ainda existiam, se existiam, devem se afastar em definitivo de Wellington e deixar que o prefeito conduza o desfecho da amizade pessoal e política com Wellington.
O estopim foi nota baixa (6,0) dada por Welington ao desempenho da gestão, no final do ano passado, em entrevista à Rádio Cultura de Guarabira. Desde então houve o afastamento dos dois até que num ato administrativo, o prefeito exonerou mais de 50 ocupantes de cargos comissionados no último dia do ano passado, entre eles, os da confiança do vice-prefeito.
Wellington escreveu um documento encaminhado ao prefeito exigindo que o seu gabinete fosse restabelecido, o que não foi atendido e nem será, a menos que seja pela via judicial.
O quem vem por aí
Na campanha que bate a porta, teremos em Guarabira o prefeito de um lado o o vice de outro, cada um defendendo seus candidatos, que podem ser os mesmos. Pelo menos a candidatura à reeleição da deputada estadual Camila Toscano terá o apoio dos ex-amigos. Resta saber se eles vão dividir o mesmo palanque ou se Camila terá mais de um palanque para evitar encontros indesejados.
Em busca de ambiente entre os que apoiam a reeleição de Camila, mas não estão alinhados ao prefeito, o vice se reuniu com os vereadores Marcelo Bandeira (PDT) e Zé do Empenho (PT, que têm postura de independência na Câmara, criticam pontualmente a gestão e votam em Camila.
“Conversamos sobre Guarabira e sobre a eleição estadual que se aproxima, bem como sobre o que nos converge: o apoio à reeleição da Deputada Estadual Camila Toscano”, escreveu Marcelo em rede social.