O bloco dos Vaga-Lumes tem esse nome por causa do LUMINHO, o vaga-lume Mascote do Colégio da Luz. Há 8 anos, o Bloco dos Vaga-Lumes foi criado pela Coordenação de Arte e Comunicação do Colégio da Luz.
De início, a folia era realizada no Ginásio do CENSL. A partir de 2009, o Bloco dos Vaga-Lumes começou a desfilar pela Avenida D. Pedro II, crescendo, a cada ano, o número dos seus integrantes, que este ano conta também com a Ala dos Feras “LUZ” e do “Bloco da Van” (professores(as) que vêm de João Pessoa, diariamente, na Van do Colégio da Luz, para dar aulas no 9o. Ano e Ensino Médio).
Os Hinos do Bloco dos Vaga-Lumes e do Bloco da Van foram compostos pela professora Rosana Diôgo, coordenadora de Arte e Comunicação do Colégio da Luz e responsável pelos blocos.
Agora em 2014, O BLOCO DOS VAGA-LUMES vai homenagear, com dois bonecos gigantes, duas pessoas que fizeram parte da história dos Carnavais de antigamente aqui em Guarabira: o Sr. Bento de Lima Souto e o Sr. Astrogildo Pontes da Silva. Os bonecos foram confeccionados pelos artesãos: Paulo Lino e Paula Régis.
A ideia é que as novas gerações tenham conhecimento da história da nossa cidade e da origem do Carnaval, temas trabalhados em sala de aula durante o período pré-carnavalesco.
O Sr. Bento era muito conhecido porque trabalhou por mais de 50 anos no antigo Clube Recreativo Guarabirense, local onde aconteciam grandes bailes carnavalescos. Ele começou a trabalhar como zelador e chegou a fazer parte da Direção do Clube. Era uma pessoa que tinha muitas amizades e no dia do seu aniversário, costumava fazer uma grande festa na rua em que morava, onde todos os amigos colaboravam para o jantar e a contratação da Banda Musical. Era um acontecimento que todos esperavam na cidade!
Em 1984 ele recebeu o Título de Cidadão Guarabirense outorgado pela Câmara Municipal. Morreu em 2003.
Astrogildo Pontes da Silva, o famoso Gildo, nasceu em Guarabira em 1952.
Era outra pessoa muito conhecida na cidade, pois trabalhava como Locutor de propaganda nos Armazéns Narciso e Armazéns Santos e tinha um trio musical chamado “Os 3 do Forró”, onde era o cantor.
Participava de muitas festas e foi eleito várias vezes o “Rei Momo” do Carnaval Guarabirense. Gildo faleceu em 1999.
Ascom