Warning: getimagesize(https://www.portal25horas.com.br/wp-content/uploads/2016/10/alimentos.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /srv/app290.c2c3d804.configr.cloud/www/wp-content/plugins/wp-open-graph/output.class.php on line 306
Portal 25 Horas
  • NOTÍCIAS
    • Policial
    • Política
    • Fotos
  • TV 25 HORAS
  • OPINIÃO
    • Jota Alves
    • Direito em Pauta
    • Alexandre Moca
  • CONTATO
No Result
View All Result
Portal 25 Horas
  • NOTÍCIAS
    • Policial
    • Política
    • Fotos
  • TV 25 HORAS
  • OPINIÃO
    • Jota Alves
    • Direito em Pauta
    • Alexandre Moca
  • CONTATO
No Result
View All Result
Portal 25 Horas
No Result
View All Result
Home Destaque

Agevisa aponta alimentação saudável como aliado importante na prevenção do câncer de mama

13 de outubro de 2016
em Destaque
Share on FacebookShare on Twitter

alimentos

Segundo tipo de câncer mais frequente no Brasil e no mundo, o câncer de mama ocorre por motivos de caráter hereditário em apenas 5 a 10% do total de casos. Portanto, trata-se de uma doença que pode ser evitada por meio da prevenção, seja através da autoavaliação e dos cuidados com o próprio corpo, de consultas e exames médicos especializados, ou pela adoção de hábitos saudáveis de alimentação. A observação é da diretora-geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba, Glaciane Mendes.

Engajada na Campanha “Outubro Rosa”, iniciada pelo Governo do Estado no dia 3 de outubro, a agência reguladora estadual valeu-se da edição desta quinta-feira (13) do programa “Momento Agevisa” para informar a população sobre alimentos que devem se evitados para garantir que se tenha um corpo em forma e livre de doenças. O “Momento Agevisa” vai ao ar todas as quintas-feiras, entre as 6h e 7h da manhã, dentro da programação do Jornal Estadual da Rádio Tabajara (AM 1.110 e FM 105.5).

“Para se prevenir uma doença – seja câncer ou gripe – a gente precisa tomar algumas medidas antesque ela apareça. E a alimentação é uma delas”, explicou a nutricionista Telma Domiciano, gerente-técnica de Inspeção e Avaliação de Produtos, Equipamentos e Tecnologia Médica da Agevisa/PB. Ela disse que as pessoas que buscam uma boa saúde devem evitar alimentos industrializados ricos em produtos químicos (como conservantes, corantes e anti umectantes), conservas e temperos prontos, frituras, alimentos gordurosos, embutidos e defumados, carnes gordas, bacon, linguiça, salsicha, frios, leite integral, manteiga, queijos gordos, maionese, creme de leite, pele de frango, salgadinhos e comidas rápidas tipo fast-food.

“Doces em geral, refrigerantes e bebidas alcoólicas também são extremamente prejudiciais à saúde humana, sendo o álcool um importante elemento para a elevação dos riscos de se desenvolver o câncer de mama, tendo em vista a sua ação no aumento da produção do hormônio estrogênio”, enfatizou.

Alimentos naturais – Telma Domiciano recomendou a ingestão de alimentos naturais e frescos, com ênfase para um maior consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais integrais e leguminosas, e disse que as pessoas devem ingerir hortaliças cruas e muito bem higienizadas. “Aquelas hortaliças que necessitarem de cozimento devem ser preferencialmente cozidas por meio da cocção a vapor, que é o método recomendado para conservar o sabor e os nutrientes dos alimentos”, explicou.

Segundo a nutricionista, produtos integrais são muito mais benéficos ao organismo humano que os refinados, pois contêm maior teor de vitaminas e sais minerais, que se perdem no processo de refinamento; e, para se alimentarem bem, as pessoas devem dar preferência aos peixes e aves, e quando consumirem carne vermelha, devem optar pelos cortes com menos gordura.

“No preparo dos alimentos é importante que se utilize óleos vegetais (em pequenas quantidades) e temperos naturais, como cebola, alho, salsinha, cebolinha, etc. Para temperar as saladas, azeite de oliva extravirgem e ervas aromáticas (orégano, manjericão, alecrim, hortelã…)”, observou a gerente técnica da Agevisa/PB.

Telma Domiciano disse ser importante evitar molhos prontos e/ou à base de creme de leite ou maionese; recomendou que os alimentos sejam variados sempre que possível; observou que “quanto mais colorida for a alimentação, mais vitaminas e minerais estarão presentes”, e acrescentou: “Aliado à uma alimentação equilibrada e saudável, deve-se praticar atividades físicas regularmente para manter o peso adequado, pois o excesso de gordura estimula a produção de certos hormônios e processos inflamatórios”.

Fibras – Consumir alimentos ricos em fibras (como grãos e cereais integrais, leguminosas, castanhas e sementes, hortaliças e frutas), segundo a nutricionista, é uma atitude importante para quem deseja uma boa saúde, pois as fibras, apesar de não serem digeridas pelo organismo, ajudam a reduzir a formação de substâncias cancerígenas no intestino grosso e a diminuir a absorção de gorduras.

Ingerir fibras também é considerado um fator de proteção contra o câncer de mama, já que a fibra liga-se ao estrogênio, e ao ser eliminada pelas fezes, leva com ela maior quantidade deste. Estudos mostram a redução de 30% no risco de mulheres que consome 25 a 30 gramas de fibras por dia.

Frutas Vermelhas – A nutricionista Telma Domiciano também recomendou a ingestão regular de frutas vermelhas (como framboesa, amora e morango), que contêm fitonutrientes anticancerígenos chamados Antocianinas que retardam o crescimento de células pré-malígnas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos que possam alimentar o tumor. “Esses alimentos, quando oriundos de plantações orgânicas (sem uso de defensivos agrícolas), também são ótimas fontes de vitamina C, flavonoides e fibras, essenciais ao funcionamento do organismo”, ressaltou.

Saiba mais…

Algumas substâncias encontradas nos alimentos possuem propriedades protetoras e contribuem para reduzir os riscos de câncer de mama. Tais substâncias, segundo a nutricionista Telma Domiciano, têm função antioxidante e atuam na proteção celular contra os efeitos nocivos dos radicais livres – provenientes da oxidação da membrana celular que provoca efeito tóxico e degenerativo no organismo.

Conheça algumas e saiba onde encontrá-las:

Vitamina C – encontrada nas frutas cítricas, em especial, na acerola, caju, kiwi, morango, laranja, goiaba, no tomate, pimentão e repolho.

Vitamina E – Encontrada no gérmen de trigo, vegetais de folhas verdes escuras, gema de ovo e castanhas.

Vitamina D – Sua forma ativa é ativada quando a pele é exposta ao sol (sem protetor solar, portanto em horários apropriados, antes das dez horas da manhã), e também por meio do consumo de leite e derivados, salmão, sardinha e ovo.

Licopeno – Pigmento encontrado no tomate, goiaba, pitanga, melancia e uva.

Betacaroteno – Pigmento encontrado em vegetais e frutas alaranjadas (cenoura, mamão, manga) e na abóbora.

Omega-3 – Gordura monoinsaturada encontrada especialmente no azeite de oliva extravirgem e também em peixes como salmão, arenque e sardinha.

CompartilharTweetEnviarCompartilharEnviar

VEJA TAMBÉM

Renato Meireles e Célio Alves medem força dentro do PSB

Renato Meireles e Célio Alves medem força dentro do PSB

TJPB aprova por unanimidade anteprojeto de elevação à 3ª Entrância das Comarcas de Sousa e Guarabira

TJPB aprova por unanimidade anteprojeto de elevação à 3ª Entrância das Comarcas de Sousa e Guarabira

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo25horas

© 2012-2022 – Todos os direitos reservados. | Feito com por Desk Gov.

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
    • Policial
    • Política
    • Fotos
  • TV 25 HORAS
  • OPINIÃO
    • Jota Alves
    • Direito em Pauta
    • Alexandre Moca
  • CONTATO

© 2012-2022 Portal 25 Horas - Todos os direitos reservados | Feito com por Desk Gov.

Usamos cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em Configurações.